Potestade é uma crônica de RPG inspirada no seriado de TV Supernatural, utilizando o sistema de regras Storytelling, do Novo Mundo das Trevas. Com alguma licença poética, este jogo traz todo o clima divertido e emocionante do show, onde alguns caçadores viajam pelos Estados Unidos investigando casos sobrenaturais e salvando pessoas de monstros, fantasmas e demônios, separados ou se encontrando.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Modificadores morais para testes de degeneração

Vida de caçador de monstros não é fácil. Para salvar pessoas eles precisam matar coisas, e muitas vezes as pessoas são as coisas, ou as coisas parecem inocentes, entre tantos outros dilemas que tornam as coisas difíceis, e a garrafa de uísque tão mais companheira. Mais cedo ou mais tarde os caçadores acabam criando - ainda que inconscientemente - um código moral próprio para acreditar que estão fazendo a coisa certa e não pirar (ainda que boa parte fique maluca, paranoica, implacável ou todas essas coisas juntas). Além disso, às vezes mesmo as pessoas comuns são levadas ao extremo e cometem atrocidades, e acabam justificando para si mesmas que o fizeram por um bom motivo.

Para qualquer um destes casos, catei estes modificadores morais para testes de degeneração do Hunter: The Vigil (página 323), de onde tiro muita coisa. Basicamente, quando um personagem comete algum pecado da mesma categoria ou pior que o limiar de seu atual índice de Moralidade (a tabela com os pecados relacionados aos índices está na página 93 do Livro Básico do Mundo das Trevas), ele joga o número de dados associado ao pecado cometido. Se Leena estiver lutando com um demônio no corpo de uma secretária e a derruba do quinto andar (matando a hospedeira na queda), ela cometeria um homicídio culposo, que se encontra no índice 4 de Moralidade. Como este índice é menor que o seu normal (7), ela joga três dados - caso não obtenha nenhum sucesso, sua Moralidade baixa para 6.

Os modificadores são os seguintes:

O personagem cometeu o pecado...
• Por autodefesa: +1.
• A favor de sua Virtude: +1.
• A serviço de seu Vício: -1.
• Lutando por sua sobrevivência: +1.
• Por dever ou código de honra: +1.
• Quando influenciado ou controlado contra sua vontade: +1.

No exemplo acima, como o demônio muito provavelmente tinha intenções de matar a caçadora, poderíamos atribuir o modificador "por autodefesa" e "lutando por sua sobrevivência". Assim, ao invés de jogar três dados, ela jogaria cinco (3 + 1 + 1).

Um comentário:

  1. Hm. Interessante. Espero q todas as vezes seja CONTRA a vontade dela. xD

    ResponderExcluir